Os traumas nos afetam na fase adulta?
Você já se sentiu impotente, inseguro ou insuficiente?
Já percebeu em si a tendência a procrastinar, se sabotar ou sentir que “não dá conta”?
Muitas vezes, essas sensações estão ligadas a traumas armazenados no corpo. A química do trauma as reações neurobiológicas e hormonais que vivemos em momentos de ameaça pode ficar gravada no sistema nervoso, influenciando silenciosamente a forma como agimos, reagimos e nos relacionamos com o mundo.
A verdade é que a maioria de nós carrega energias traumáticas. Elas podem vir de experiências vividas na infância ou de heranças emocionais de nossos pais e antepassados. Esse conteúdo se imprime em nossos genes e molda nossos comportamentos inconscientes.
É na infância que o sistema nervoso se estrutura e quando há negligência, ausência, violência ou rejeição, especialmente nas fases iniciais da vida, isso impacta o modo como o cérebro se organiza.
Quanto maior a exposição a fatores estressantes, maior a chance de desregulação emocional, adoecimento mental e disfunções físicas na vida adulta.
.
Porque Terapia Sistêmica?
A Terapia Sistêmica parte do princípio de que cada ser humano pertence a um sistema familiar, social e afetivo e que esse sistema carrega uma consciência que atua sobre seus membros.
Somos seres de vínculo e pertencimento. E para sobreviver, aprendemos desde cedo a nos adaptar às dinâmicas do nosso grupo. Mas essas mesmas dinâmicas podem gerar conflitos, bloqueios e repetições inconscientes.
Com o tempo, criamos uma simbiose emocional com nossos pais e antepassados, herdando tanto seus recursos quanto suas dores não resolvidas.
Quando um cliente chega com um sintoma, muitas vezes a causa está em um evento traumático vivido por alguém do sistema familiar, ainda que em outra geração.
Chamamos isso de trauma sistêmico transgeracional uma memória emocional herdada, que se manifesta como ansiedade, doenças físicas, dificuldades relacionais ou comportamentos repetitivos.
Mas há uma boa notícia: todo trauma pode ser transformado.
Esses registros emocionais não resolvidos podem ser integrados e liberados quando olhamos para eles com consciência, segurança e presença.
.
.
De que forma pode ajudar?
A Terapia Sistêmica, associada ao Método Nexo Renascer Sistêmico, atua de forma neurobiológica, neurocognitiva, integrativa.
Ela ajuda você a compreender seus padrões, libertar heranças emocionais de gerações anteriores e acessar os recursos naturais de autorregulação do seu corpo.
Por meio de práticas somáticas, diferenciação sistêmica e técnicas integrativas como constelação familiar, constelação gemelar, percepção corporal, neurocepção, focalização, psicodrama, Gestalt e teoria polivagal o sistema nervoso aprende a se reorganizar, restaurando estados de conexão, segurança e vitalidade.
Quando o corpo encontra segurança, o cérebro cria caminhos neurais (plasticidade neural), e a pessoa passa a responder à vida de forma mais consciente, estável e livre.
Em um estado de proteção, a sobrevivência é o único objetivo.
Em um estado de conexão, é possível ter saúde, crescimento e restauração.
Os benefícios do processo terapêutico
Toda transformação é um processo e embora não seja fácil, é totalmente possível.
Com o tempo, o corpo e a mente passam a trabalhar juntos, e você começa a perceber mudanças concretas, como:
• Sair de estados de ameaça e ansiedade;
• Sentir-se mais segura(o) e confiante;
• Retomar o controle de impulsos e emoções;
• Melhorar o sono, o foco e a capacidade de decisão;
• Reduzir o estresse e aumentar a presença;
• Ampliar a autoestima e o autocuidado;
• Construir relações mais equilibradas;
• Desenvolver clareza para lidar com desafios;
• Criar novas respostas diante da vida com leveza, autonomia e coerência interna.
Esta porta só você pode abrir!
A terapia é um convite para voltar a sentir,
compreender e escolher de forma consciente.
É o caminho da reconexão com a essência,
com o corpo e com a vida para viver
não mais pela dor, mas pela potência.
✨ Izabella Junqueira | Terapeuta Somático-Sistêmico
Método Nexo Renascer Sistêmico – Neurociência | Fisiologia do Trauma
🌿A cura nasce no interior do Ser
