O que é Constelação de movimento intrauterino ou Gemelar?
A Constelação Familiar já é usada e reconhecida no Brasil, e a constelação de movimento intrauterino ou do campo Gemelar se iniciou em 1997 foi escrito o livro "complexo de Cain", em 2006 tivemos o livro " sobrevivendo a síndrome do gêmeo solitário" de Alfred Autermann, temos também Peter Bourquin com o livro "o gêmeo solitário", e "O Gêmeo Perdido no Sonho do Útero" de Althea Hayton, entre outros profissionais que já atuam com este campo de consciência.
Qaundo constelamos o sistema intrauterino, o gêmeo traumatizado, que sobreviveu desenvolve padrões comportamentais, que foram causados pelos acontecimentos intrauterinas. Eles estão gravados na memória celular e corporal, e agem inconscientemente como matrizes relacionais. Após o nosso nascimento, projetamos essas matrizes em todas as nossas experiências futuras.
Se observou que um cliente pode através de sua memória corporal distinguir até 250 irmãos gêmeos e continuar ligado a eles durante toda a vida. Trata-se das células tronco embrionárias.
Neste campo se observa que, os irmãos gêmeos, constroem no ventre materno, um sistema próprio e isso é um campo morfogenético autônomo que antecipa o sistema familiar.
Também no estado inicial de gravidez existirem várias bolsas amnióticas, elas também influenciam a percepção do gêmeo sobrevivente.
Portanto durante os primeiros dias se desenvolve o tronco cerebral e aqui se instala tanto o sistema de pertencimento, como o da hierarquia, a qual o gêmeo sobrevivente ocupar seu lugar.
Esta Constelação pode ajudar em muitos aspectos: problemas de relacionamentos em geral,
posicionamento na vida,
alegria de viver,
Problemas emocionais,
dificuldades diversas, até problemas de saúde física podem ser compreendidos, como dores, anorexia, bulimia, autismo etc.
Déficit atenção etc.
Quando o vazio não é preenchido....
Quando substituímos nossos irmãos do útero,
por bichanos, filhos, marido e assim por diante.
Através do movimento intrauterino ou constelação gemelar , o cliente integra conscientemente seus irmãos gêmeos, que constituem seu primeiro sistema de pertencimento, nosso padrão relacional, então o movimento da vida é retomado, exatamente lá onde foi interrompido, o cliente sai da posição de sobrevivência, para a vida, da reação para a ação, para a alegria de viver.
Quando o vazio não é preenchido....
Quando substituimos nossos irmãos do útero,
por bichanos, filhos, marido, como se liberar dessa sensação
Ferramentas utilizadas
Durante o trabalho é utilizado véus, travesseiros, bonequinhos, bastões, desenhos, que dão a possibilidade ao cliente, de experienciar, com ajuda de sua memória corporal, revivendo emoções, sentimentos, percepções, com seus irmãos gêmeos, de integrar-se a este sistema gemelar plenamente.
![]() |
![]() |
Trajetória no mundo
Em 1997 foi escrito o livro "complexo de Cain", em 2006 tivemos o livro " sobrevivendo a síndrome do gêmeo solitário" de Alfred Autermann, temos também Peter Bourquin com o livro "o gêmeo solitário", e "O Gêmeo Perdido no Sonho do Útero" de Althea Hayton, entre novos profissionais que atuam neste campo.
Althea Hayton dedicou longos anos de sua vida ajudando gêmeos sobreviventes a lidar com a sua perda, conheceu inúmeros sobreviventes e suas histórias de vida.
Ela, além de escrever vários livros sobre esta temática, ainda desenvolveu um questionário para ajudar toda e qualquer pessoa a verificar se ela se enquadra nesta Síndrome. Este questionário foi uma das principais ferramentas de pesquisa usada por Althea para criar um perfil psicológico de sobreviventes de gêmeos no útero.
Além disso, o site wombtwin, especializado em gêmeos sobreviventes ao redor do mundo, sugere “04 passos” para a cura da Síndrome do Gêmeo Desvanecido. Vamos entender cada um deles! www.wombtwin.com/